Vamos!
viagem, arte e cultura
Berlim – Kassel – Veneza
2022
De 14 a 27 de setembro de 2022
Berlim – Kassel – Veneza
_Vamos juntos para a Bienal de Arte de Berlim, Documenta de Kassel e Bienal de Arte de Veneza?
_Vamos conhecer de perto as operações sensíveis da Arte Contemporânea?
_Vamos nos aproximar de movimentos inaugurais que nos inspiram e expandem nossas criações?
Vamos para Alemanha e Itália!
Depois de um período de grande instabilidade e incertezas, chegamos a um momento extraordinário e simbólico de resistência face à complexidade de várias dimensões de nossa contemporaneidade.
Serão 14 dias de observação de diversas intervenções e visitas guiadas à exposições em museus e galerias. A viagem organizada pela arquiteta e cenógrafa Suzane Queiroz tem como principal objetivo conhecer os movimentos inaugurais da Arte Contemporânea a partir da observação das operações sensíveis propostas pelos artistas na composição de suas obras. Esta viagem é para quem visa se manter atualizado, em sintonia com o que há de mais inovador no mundo da Arte Contemporânea e para quem busca inspiração para o aprimoramento criativo de seus projetos.
Viajar é expandir perspectivas e é extremamente inspirador com grande potencial transformador.
Agenda de Viagem
— 14 . Rio > Berlim
— 15 . Chegada em Berlim
— 16 . Berlim (Bienal)
— 17 . Berlim (Bienal)
— 18 . Berlim (Bienal)
— 19 . Berlim > Frankfurt > chegada em Kassel
— 20 . Kassel (Documenta)
— 21 . Kassel (Documenta)
— 22 . Kassel > Frankfurt > Chegada em Veneza
— 23 . Veneza (Bienal – Arsenale)
— 24 . Veneza (Bienal – Giardinni)
— 25 . Veneza (Eventos Colaterales)
— 26 . Veneza (Eventos Colaterales)
— 27 . Veneza > RJ
Pacote de Viagem
A viagem foi idealizada pela professora Suzane Queiroz em parceria com a agência de viagens Karvan. Esta agência possui vasta experiência em viagens culturais no Brasil e no exterior.
Saída: 14/09/2022 | Volta 27/09/22
Valor do pacote: US 3.590,00*
*Este valor está sujeito a aumento de acordo com a data de compra. O ideal é fechar o pacote o quanto antes para garantir este valor.
Agência Karvan Viagens e Turismo Ltda.
EMBRATUR: 0697000415 / ABAV 1146
Agente de viagens responsável:
Flávio Karvan
Contato: +5521 999718287
Inclui:
— BILHETE AÉREO RIO/AMS/BER // VCE/AMS/RIO – KLM
— 04 NOITES (de 15 à 19 de setembro) HOSPEDAGEM em BERLIM
— BILHETE AÉREO BER/FRA (Tarifa Promocional) – LUFTHANSA
— 03 NOITES (de 19 a 22 de setembro) HOSPEDAGEM em KASSEL
— BILHETE AÉREO FRA/VCE (Tarifa Promocional) – LUFTHANSA
— 05 NOITES (de 22 a 27 de setembro) de HOSPEDAGEM em VENEZA
— CAFÉ DA MANHÃ em BERLIN / KASSEL & VENEZA
— 01 PROFESSORA ACOMPANHANTE
— SEGURO DE VIAGEM EUROPA
— TAXAS HOTELEIRAS
Não estão incluídos:
— Translados locais na Alemanha
— Translados Locais em Veneza
— Entradas nas exposições
Vamos tornar esta ideia uma realidade inesquecível!
Cronograma
Este ano acontece a 12ª Bienal de Berlim.
Com curadoria de Kader Attia, a Bienal ganha o nome “Still Present!” e propõe um olhar ao legado devastador provocado pela modernidade e pela lógica colonial.
A mostra em sintonia com decolonialismo, um dos debates mais aquecidos pela complexificação do pensamento crítico na atualidade, é marcada pelo intenso movimento de reparação histórica.
As obras expostas revelam conexões entre colonialismo, fascismo e imperialismo, propondo estratégias para um futuro de rupturas com os padrões até então normalizados. Uma série de questões orientam o evento e provocam os visitantes: “Como pode ser moldada uma ecologia decolonial? Quais papéis os movimentos feministas não ocidentais assumem na reapropriação de narrativas históricas? Como o debate da restituição pode ser reinventado para além da devolução de bens saqueados? Pode o campo da emoção ser recuperado através da arte?”, explicita o texto oficial da mostra.
Ao todo serão 3 dias e meio em Berlim. A primeira noite terá programação livre. O grupo terá 2 dias de visitação às principais exposições da Bienal e 1 dia livre na programação para exploração da capital alemã.
A Documenta acontece a cada cinco anos em Kassel, na Alemanha. Este ano é ano da 15a Documenta, ou seja, um ano de um acontecimento raro. A Documenta é considerada um dos maiores e mais importantes eventos de Arte Contemporânea no mundo. Este ano a Documenta conta com a curadoria do Ruangrupa, um coletivo artístico indonésio.
O tema do evento, que é “Lumbung” (termo indonésio para designar um celeiro de armazenamento de arroz armazenado foi usado neste contexto para se referir à prática de compartilhamento de recursos). Os 51 artistas que participam da mostra foram convidados a criar suas obras a partir do tema do evento. Recheada de processos criativos, a 15a Documenta se mostra extremamente polêmica, está agitando o meio artístico e provocando debates acirrados pelo mundo. Vamos! Criar juntos a nossa percepção, desenvolver e ampliar nosso olhar crítico, no olho do furacão de um evento disruptivo que tem potência abalar as estruturas do mundo ocidental.
ruangrupa: “We want to create a globally oriented, collaborative and interdisciplinary art and culture platform that will remain effective beyond the 100 days of documenta fifteen. Our curatorial approach strives for a different kind of collaborative model of resource use — in economic terms but also with regard to ideas, knowledge, programs and innovations.”
Serão 2 dias de visitação intensa das principais intervenções e exposições que compõem a mostra.
A 59a Bienal de Veneza conta com a curadoria de Cecília Alemani para a sua exposição central. Intitulada “The Milk of Dreams”, a mostra tem como objetivo de dar voz à criação artística que reflitam diferentes visões do que é a nossa sociedade. Segundo o curador Marcello Dantas, a 59a Bienal de Veneza é uma edição extremamente feminina.
O nome escolhido para a Bienal deste ano “The Milk of Dreams” foi trazido pela curadora a partir do livro escrito por Leonora Carrington (1917-2011). O livro revela um mundo mágico, surrealista onde a vida está em constante reinvenção de si mesma sob o prisma da imaginação.
Este ano a Bienal de Veneza tem a maior participação de artistas brasileiros dos últimos anos.
Ao todo serão 4 dias e meio em Veneza. A primeira noite terá programação livre. Os primeiros 2 dias serão inteiramente dedicados aos espaços oficiais da Bienal, o Giardinni e o Arsenale. Nos dias subsequentes serão programadas visitas aos chamados Eventos Colaterales que são exposições especialmente montadas para acontecerem simultaneamente à Bienal.
Vamos! Viajar e se inspirar com Suzane Queiroz
Contribuo com a formação de cenógrafas e cenógrafos a partir de um ensino panorâmico em sintonia com a atualidade. Sou mentora, coordenadora e professora dos cursos de pós graduação e extensão curso de Pós-Graduação e do Programa de Capacitação em Cenografia na PUC-Rio. Também sou professora no IEDRio.
Como pesquisadora, sou Doutoranda em Arquitetura pelo PROARQ da UFRJ desde 2020, Mestre em Design pela PUC-Rio em 2019, Arquiteta formada pela UFRJ em 1997.
Atuo como Arquiteta e Cenógrafa há 26 anos no Rio de Janeiro em diversas regiões do Brasil e exterior desenvolvendo projetos multidisciplinares para a realização de cenários com uma ampla área de atuação: Teatro, Shows, Estandes, Exposições, Estúdios, Desfiles, Eventos corporativos e culturais.
Viajar e visitar exposições mundo a fora é um movimento de sensibilização da percepção e de nutrição estética e cultural fundamental para criativos que querem se manter em sintonia com a sua contemporaneidade. Vamos!
Não perca tempo!
Para garantir a sua viagem,
entre em contato!
+55 21 98272-2447
Ou envie um email para:
vamos.viagem.cultural@gmail.com
Se preferir nos envie uma mensagem por aqui:
CONTATOS:
+55 21 982722447 / suzane@suzanequeiroz.com